terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sensibilidades


Ontem vi, finalmente, “Trouble Every Day” de Claire Denis. É uma obra quase perfeita em todos os sentidos, embora simplesmente não consiga explicar porquê. O que menos importa neste filme é a sua história. Ela perde-se no meio dos devaneios das personagens, das suas taras e problemas. Perde-se no meio da honestidade extrema que as faz moverem-se num limbo de emoções. 
Claire presta particular detalhe à fotografia e à crueza de alguns  pormenores. Mostra as coisas como elas são. Abusa de alguns close-ups. Também por isto, são várias as cenas que perturbam. Muitas. Algumas por serem tão belas. Outras perturbam pelo que chocam. Pelo menos um par delas são daquelas que ficam gravadas na retina e perdurarão, já sei. No entanto, também estas cenas, de alguma forma, contribuem para a percepção do filme enquanto produto final que deve ser considerado numa esfera superior da arte cinéfila. Com a belíssima banda sonora entregue à voz de Stuart Staples e aos seus Tindersticks (motivo primeiro que me levou à busca do registo em vídeo), "Trouble every day" é um filme incómodo, muito bem estruturado e realizado, brilhante em muitos aspectos, que resulta numa experiência sangrenta, erótica, visualmente apelativa, forte e irresistível, com Vincent Gallo a provar porque é um actor de outras galáxias. No entanto, dificilmente me vejo a recomendar a alguém que o veja...

2 comentários:

B M disse...

Pô, fiquei curiosa agora. Bj

Carlos Lopes disse...

Tenho o dvd há já muito tempo e também já o vi. Dizer alguma coisa sobre o filme deixa-me speechless...