quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Galáxia de áudio


Vivo há quase quinze dias sem notícias. Melhor, sem ver os famigerados "telejornais". Recuso-me a perder mais tempo com temas recorrentes, desilusões desportivas, notícias desagradáveis e altamente prejudiciais à saúde. Quem me conhece não estranha. Vivo com estas necessidades de purgas informativas. Limpo a alma com esta cíclica atitude de "avestruz que vê o talhante a afiar as facas". Depois, do mesmo modo que decido a recusa de ver e ouvir os nossos pivots, volta a rotina da crise, dos cortes, e de cimeiras que, felizmente, nem recordava que iam acontecer. Vem isto a propósito de um anúncio que, claro está, anda a passear no pequeno écran em tempo de intervalos. Como tenho, para os intervalos, a mesma actual paciência que tenho para as notícias, raramente vejo publicidade. E não conhecia. Foi pessoa amiga que me pediu opinião e aguçou-me a curiosidade O anúncio em questão propagandeia um serviço que permite muitas coisas. Entre elas permite que se ouçam "milhões de músicas em todo o lado". Mesmo dando desconto à hipérbole, a coisa parece prometer. Mas é um serviço que é pago e, vindo dos lados da PT, toda a desconfiança é pouca. E alternativas grátis, existem? Existem. De uma forma geral, o que o serviço do batráquio oferece pode ser encontrado aqui. Funciona, pois utilizo há umas boas semanas e foi testado. "Transfere" toda a minha biblioteca musical para a "nuvem", o que me permite, em qualquer lado e de qualquer dispositivo, ouvir o que quero e quando quero, assim tenha acesso "à internet" (passou a ser uma curiosa expressão!). Temos, desta forma, a possibilidade de aceder à música, via streaming (o que significa que o computador onde está baseada a informação, tem de estar online e ter activo o  audiogalay helper). Se são milhões ou não depende da quantidade de música digital que temos ao nosso dispor. Mas nos dias que correm, um bocadinho de astúcia informática tudo permite. Recomendo vivamente (antes que passe a ser pago o que, tratando-se de uma versão beta que já funciona tão bem, não me surpreenderia. E seria uma pena).

Sem comentários: