sábado, 19 de julho de 2008

Joe Petardo

Os portugueses sofrem do mal da memória curta. Só assim se explicam fenómenos como Santana Lopes, Avelino Ferreira Torres ou “Sousas Cintras”.  Joe Berardo, talvez por não ter nascido no continente; ou pela influência cultural americana que lhe talhou o carácter, na entrevista dada à revista Sábado da semana passada, muito ao seu estilo, demonstrou que esse mal não o afecta.

Por acaso até embirro com a figura (e muito!) mas soube-me bem ler o que li acerca do nosso Presidente da República porque é exactamente o que penso. Haja memória.

“A nossa economia está de rastos e ele é o grande culpado. Estava à frente do governo quando Portugal teve a oportunidade de se desenvolver com todo aquele dinheiro que vinha da comunidade europeia. E, quando a economia estava a crescer, criou aquele tabu...(...) ele é o grande responsável pelo martírio que os portugueses estão a passar agora”.

Revista Sábado nº219

Querem apostar que Cavaco Silva vai ser reeleito?!

P.S. É fácil ceder à tentação de pensar que o Centro Cultural de Belém, local de alojamento da colecção Berardo, foi obra de Cavaco. Pois foi. Mas é fundamental não nos esquecermos quem está a fazer o jeito à cultura portuguesa. Não é o estado português via CCB. É Joe Berardo. E convites para o empréstimo do seu espólio não lhe faltaram. Ou faltam.

1 comentário:

Yanneck disse...

Tens toda a razão. E depois da nega dada pelo "Hermitagico" Mikhail Piotrovski ao nosso José António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura (e também à Isabel Pires de Lima) mais razão te dou. Poderemos ser culturalmente ricos, mas muito pobres na cultura.