quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Um mundo


É um sonho ou talvez só uma pausa
na penumbra. Esta massa obscura
que ela revolve nas águas são estrelas.
Entre aromas e cores, um barco de calcário
prossegue uma viagem imóvel num jardim.
Vejo a brancura entre os astros e os ramos.
Dir-se-ia que o ser respira e se deslumbra
e que tudo ascende sob um sopro silencioso.
Nenhum sentido mas os signos amam-se
e o brilho e o rumor formam um mundo.

António Ramos Rosa

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

pela voz de Scott Matthew

Scott Matthew - Ballad Dear

Scott Matthew - Love Will Tear Us Appart (Joy Division)

Melodias que me fazem...

Parte de um 10 polegadas à moda antiga, um dos grande temas do ano, de David Sylvian, o eterno bardo.

David Sylvian - "Do you know me now?"

domingo, 17 de novembro de 2013

The quiet noise-maker


Scott Matthew visitou novamente Portugal, o seu país preferido para actuar (palavras suas, ontem) e onde mantém contactos privilegiados (Rodrigo Leão é um dos nomes mais falados). É curioso como venho ouvindo isto por parte dos mais variados artistas, nos últimos tempos. Em época de crises este é um ponto positivo desde que seja verdadeiro e, diz-me o bom senso, tem sido o caso. Adiante. Na bagagem trouxe a sua voz estranha, e a sua personalidade de um "quiet noise-maker", como se descreve. Scott encaixa no universo de intérpretes com vozes "estranhas" onde encontra a companhia de Micah P. Hinson, Antony Hegarty, Will Oldahm ou Tom Waits. Vozes diferentes, mais difíceis de domar mas, também por isso, mais fascinantes e interessantes. Em 2008, com o álbum homónimo conquistou público e agarrou a crítica; em 2009, com o segundo álbum de originais "There is an Ocean That Divides", manteve e reafirmou o seu espaço no universo musical; e em 2011 com "Gallantry's Favorite Son" reforça a sua posição de next big thing na cena indie. E com razão.
Ontem, Scott trouxe "Unlearned", o seu novo álbum, onde o músico reinventa, com a sua linguagem, gramática instrumental (ukelele, piano, guitarra) e voz... agridoce, algumas das suas canções favoritas como "Harvest Moon" (Neil Young), "No Surprises" (Radiohead), o inesperado "To Love Somebody" (Bee Gees (!)), "Smile" (de Charlie Chaplin, uma verdadeira surpresa pois desconhecia totalmente este facto) e outras. Da selecção de "Unlearned", destaco duas faixas que me fazem, de formas diferentes, viver alguma nostalgia: "Annie's Song" de John Denver (que comecei a ouvir nos discos possíveis que tinha em casa, bastante criança) e "Darklands" dos Jesus & Mary Chain (que me fez regressar a 1988, ao pavilhão do Belenenses, numa noite inesquecível). Ontem, só a primeira foi interpretada (e como!).
Foi um concerto quase em família, verdadeiramente intimista, com a sala 2 da Casa da Música a ver a sua capacidade pela metade. Scott Mathew teve noite difícil com o banco que lhe deram e noite fácil com o público que enfrentou o frio para procurar o calor da sua companhia. Pelo meio, a mais bela versão de "Love will tear us appart" (prepara-se para ser das canções mais recriadas pelos mais diferentes nomes) que já ouvi; silêncios que significaram muito; um regresso breve a "Gallantry's Favorite Son"; e um Scott a prometer outro tipo de degustação do nosso vinho, no final do concerto. A noite avançava, o banco foi-se resolvendo com afinações constantes e a relação connosco foi-se tornando cada vez mais próxima. Foram autênticos e naturais os diálogos que manteve com o público entre faixas. Tal era o à vontade vivido que o público nem se importava de esperar uns minutos para que fossem ensaiar um tema ("Language") que não estava previsto no 1º encore! Não foi necessário e "Language" foi tocada.
No final, palmas sinceras e prolongadas por quem tinha estado ali, com prazer visível, cheio de sentimento, deixando vontades de repetir a dose: é que a qualidade, a sinceridade e a simplicidade são, cada vez mais, produtos em falta neste Portugal da troika.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Melodias que me fizeram...

...companhia no serão.  Cada audição de  "Hey" faz-me recuperar meses de vida (benesse limitada a dose anual, para o efeito :/ ). Um dos melhores temas da banda, sem dúvida.

Pixies - "Hey"

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O fantástico mundo de Caras

Eis alguns trabalhos de Caras Ionut, fotógrafo, ilustrador e especialista em software de imagem, de origem romena. Visões surreais de um mundo possível através da manipulação digital. 






Visto aqui.

sábado, 9 de novembro de 2013

Sporting!!!

Apesar do resultado, hoje tenho o maior orgulho em ser adepto do Sporting Clube de Portugal. Acabei de ver um dos grandes jogos da vida e quando assim é só tenho de ficar contente. Hoje, as duas equipas mereciam ganhar, e o Sporting mostrou mais uma vez que está a caminho de poder vir (e aqui é que cabem as reticências) a ser um caso sério no futebol mundial. Haja a esperança que nos caracteriza a todos, e paciência. Os miúdos irão progredir e estão no trilho certo.

Melodias que me fizeram...

The Cure - Lullaby

Ad tempus

Saiu mais um ranking das escolas e a EB23S de Monte da Ola apresenta-se como a melhor escola do ensino público nas equações para ensino secundário (PúblicoDN, SIC), a nível nacional! O DN apresenta-a mesmo como o melhor estabelecimento público do país. Mesmo tendo em conta as especificidades de uma escola pequena (poucas provas), o resultado é notável e, para alguns, muitos talvez, surpreendente. A mim não espanta, tendo em conta o conhecimento profundo, quer dos alunos, quer dos docentes. É mérito de todos os que trabalham naquele estabelecimento de ensino que estes bons resultados aconteçam já há muito tempo. As convicções sérias e coerentes, compensam e estas coisas não acontecem por acaso. Que esta boa notícia traga, no futuro próximo, o reforço do número de  estudantes para a frequência do ensino secundário nesta escola, é o que desejo. A ver vamos...
Por agora, admito apenas que é bom verificar este reconhecimento. O reconhecimento do excelente trabalho de toda uma equipa que tive o prazer e privilégio de liderar, até mês e meio do termo das aulas a que se referem estes resultados. Os alunos e toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, na sua versão original, merecem. Que fique registado para efeitos de memória futura.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Realismos


Melodias que me fazem...

Arcade Fire - "Here comes the night time" (2013)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O escritor


Em 1770, Pierre Jaquet-Droz, um relojoeiro suíço, criava The Writer, aquele que será, provavelmente,  o primeiro robot da história ou, como designavam na altura, automatonMelhor dizendo, bem vistas as coisas este é também o primeiro computador alguma vez produzido. Um prodígio mecânico com cerca de 6000 peças e engrenagens, devidamente oleadas, no que constituía uma máquina que tinha a capacidade de escrever.... o que previamente se programava. The Writer tem 240 anos e estas são imagens de Mechanical Marvels: Clockwork Dreams, da BBC, um documentário que relata a estória desta pequena maravilha.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Espelho meu, espelho meu

Sempre me questionei relativamente ao que fariam tantos funcionários da Google na sua magnífica sede em Mountain View, na California, tanta é a imensidão de gente e espaços. Vai-se percebendo melhor com o passar do tempo. Os homens não param. Depois do motor de busca com que se iniciaram, e da aquisição do Youtube, veio o Gmail, o Google Earth, O Google Maps, O Google Calendars, o Google Docs, o Android, o Chrome, o Blogger, o Google Glass (ufffff)... e muitas outras aplicações e sites que são utilizados por dezenas de milhões de utilizadores, todos os dias, ao ritmo do milésimo de segundo. É um autêntico império com matizes Orwellianas que constantemente se constrói e desenvolve. Perigoso q.b. mas relativamente inócuo se estivermos atentos e usarmos o registo "desconfiado porque navegamos no reino sem lei da internet".
A mais recente aventura da empresa americana é o Google Helpouts e assenta no espírito de partilha, esse grande motor da WWW. Aqui, quem sabe muito sobre um qualquer assunto ou área de saber, ensina e ajuda quem precisa, com recurso ao vídeo em tempo real. É como se tivéssemos um técnico/especialista em nossa casa. Alguns dos Helpouts são gratuitos mas a maior parte são pagos (e os valores nem são muito baixos). A ideia, não sendo original, tem um tipo de tratamento que só a Google consegue dar e, por isso, torna-se  particularmente interessante e pode ter a força necessária para abrir novo corredor na Web 3.0 que diariamente ajudamos a construir. Torna-se cada vez mais claro o que faz tanta gente, todos os dias, a todas as horas, nos castelos Google espalhados pelo mundo com sede na metrópole Mountain View. Até quando e com que objectivos?!

Pares

Os golfinhos em Lagunas, no Brasil, são especiais dentre os especiais. Apesar de selvagens, desenvolveram uma relação muito especial e próxima com os pescadores locais. Os objectivos dos homens são claros. Os dos golfinhos desconhecem-se. Mais uma estória de maravilha a rematar o visionamento de "Mermaids: the body found", em "cartaz" no Discovery Channel (a não perder: quem disse que as sereias são apenas fruto de uma intemporal imaginação dos criadores de lendas?!).

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Melodias que me fizeram...

Alpha - "Somewhere not here" (Come from heaven-1997)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013