terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma por todos (homenagem a Have One On Me)


Joanna Caroline Newsom viveu uma infância pouco normal na sua Califórnia natal. Enquanto os seus amigos viam televisão, acto de fruição que lhe foi vedado pelos pais, Joanna entretinha-se a tocar piano e harpa. As crónicas apontam para a idade de quatro anos, altura em que começou a ter as primeiras aulas de piano. A harpa era já o seu desejo, mas os pais, ambos músicos (médicos de profissão), não autorizaram o instrumento dos deuses sem que antes soubesse tocar piano. Aos cinco anos tinha já lições de harpa. A sua relação com este instrumento tornou-se tão intensa que, numa entrevista, afirmou que via a harpa como "an artificial limb or a wheelchair. It’s almost part of me". Dona de um QI acima da média, e de uma memória digna de prodígios, cresceu e tornou-se profissional da sua paixão, a música. Entra neste mundo quase por acaso, via publicidade. Algumas colaborações mais tarde, sente-se com reportório suficiente para se lançar numa carreira com nome próprio. O seu primeiro trabalho a solo, "The Milk-Eyed Mender",  data de 2004. Seguiu-se "Ys" em 2006 e, finalmente, do ano passado, "Have One On Me". Já aqui disse que os seus primeiros dois álbuns são para ouvidos incomuns. São difíceis e, de certa forma até, aborrecidos. Discos de poucos bons momentos e algo  cansativos. A crítica nao foi desta opinião e algumas edições, tanto online como em papel, colocaram estes dois trabalhos nos píncaros. Faço isso, só agora, com este seu último "Have One On Me". Um disco que, não sendo fácil (mesmo porque se trata de um triplo álbum), é extremamente melódico, com a combinação voz/harpa/piano a surgir fluida,  etérea quase, e a resultar na perfeição.

Ontem, a Casa da Música encheu-se para ver a norte-americana e a sua trupe. Joanna parecia uma boneca de porcelana, envergando um vestido escarlate a roçar os joelhos, num "quase kitsh" assumido (ficava-lhe a matar) de personagem de Lewis Carrol. A preceito, portanto, para quem fez aquela gente viver um país das maravilhas. O seu recente triplo foi a base para uma actuação absolutamente irrepreensível, tal o empenho e a alma nela depositados. Durante segundos (a noção de tempo tem destas coisas, quando estamos absolutamente embevecidos com o que vemos e, sobretudo, ouvimos), quem esteve naquela sala, esteve em contacto directo com as entidades celestiais que nos comandam, através dos sons do dedilhar constante na harpa ou no piano. Mais forte na harpa. Belíssima no feltro do piano. Terminou com Baby Birch, o meu tema preferido, já no espaço do seu solitário regresso ao palco, depois da primeira ovação de pé. Foram segundos que passaram...como segundos. E aqueles segundos irão manter-se na minha memória para sempre. Nem sempre voamos, estando sentados!

Alinhamento: The Book of Right-On; 
Have One on Me;
 Easy; Colleen;
 Inflammatory Writ; 
Soft as Chalk;
 Cosmia;
 Good Intentions Paving Company;
 Peach, Plum, Pear
encore:
 On a Good Day
; Baby Birch

Alinhamento e imagens (infelizmente, a captação de imagens é o que é nestas noites, na Sala Suggia) cortesia  http://www.festivaispt.org/

3 comentários:

Carlos Lopes disse...

Excelente texto, amigo. A rapariga é mesmo priceless, no doubt! E giríssima, ainda por cima.

Bárbara M. disse...

Nossa, Jorge!! Beijos

Jill disse...

Baby Birch é ... "uma coisa"... mas a sala vibrou e "levantou" com Good Intentions Paving Co. ... Tenho certeza que o Criador tb reservou lugar na Suggia!