Aligeirado que está o vendaval do "efeito iPhone" (o paradigma foi, novamente, definido pela empresa de Cupertino), vivem-se tempos muito interessantes no mundo dos super PDA's. Nesta guerra, não considerando o Windows Mobile como Sistema Operativo funcional e eficiente (é um facto); nem o ambiente Symbian utilizado, entre outros, pela Nokia, por ausência de características comuns aos outros aparelhos (touchscreen, por exemplo); e enquanto se esperam as reais consequências do efeito Android by Google; só três marcas têm capacidade para apresentar argumentos inquestionáveis: Apple, RIM (Research In Motion) através dos seus modelos Blackberry (amora silvestre) e Palm. Se a última, até pela sua filosofia low profile desde sempre assumida (causa do seu quase desaparecimento), está um pouco à margem da guerrilha directa, já as duas primeiras têm travado um duelo interessante, com palco no mundo dos anúncios publicitários. Em causa está o modelo Blackberry Storm e o já clássico iPhone na sua versão 3G. Quem deu início às hostilidades foi a empresa da amora. Logo depois veio a resposta da empresa da maçã.
Fui já utilizador de Blackberry (terminais sólidos, intuitivos e muito funcionais) e sou actualmente um feliz utilizador de um iPhone (o melhor gadget de sempre, continuo a afirmar). A ironia está no seguinte: daquilo que vi, parece-me que a Apple tem concorrente mais do que à altura no Palm Pre que, mais uma vez, está à margem destas questões que envolvem marketing agressivo e salganhadas de frutas.
Anúncio posto o circular pela RIM a propósito do lançamento do seu mais recente produto o BB Storm
Resposta da Apple à provocação da RIM.
1 comentário:
Gostei! Mas tive pena da amora silvestre...:( coitadinha...
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