domingo, 6 de outubro de 2013

Au revoir, Eleanor


As Au Revoir Simone são um colectivo de Brooklyn, constituído por Heather D'Angelo (voz/percussão/teclas), Erika Forster (voz/teclas), e Annie Hart (voz/teclas). Juntam-se em 2003 e um ano depois lançam "Verses of Comfort, Assurance & Salvation". O segundo álbum das Au Revoir Simone, "The Bird of Music", seria editado em 2008 e um ano depois sairia "Still Night, Still Light". Em comum aos três trabalhos, o som: uma mescla de sonoridades de teclas dos anos 80; de vocalizações polifónicas; e minimalistas batidas electrónicas. Este mesmo som repete-se em "Move In Spectrums", a proposta mais recente das meninas de Brooklyn, após um hiato de 4 anos sem gravarem, e que foi a base da apresentação de ontem à noite na Casa da Música. No palco, antes do concerto ter início, os teclados vintage apresentam-se, desde logo. Parados. Ao longo do concerto, as protagonistas irão trocar de lugares como forma de retirar alguma carga visual estática da performance. Essa é "contrariedade" habitual das norte-americanas: a movimentação em palco com instrumentos pouco portáteis. Ontem até tiveram a pouco habitual ajuda de uma viola baixo (Annie Hart), no encore, com Fade Into You (Mazzy Star). A lição, no entanto, está bem estudada. "More than" e "The lead is galloping" embalam Annie numa coreografia de head-banging e perna no ar…à vez. Longe vão os tempos em que as vi na sua 1ª actuação no nosso país, em Braga (2007), onde, tímidas, raramente se movimentavam ou sequer mexiam. Sucederam-se os temas de "Move In Spectrums" e na minha cabeça rolam as influências audíveis de Stereolab a  Human League, B-52s ou Goldfrapp. Nesta sucessão de temas, o grupo foi  competente, sem nunca passar desse registo. Não estamos perante músicas virtuosas. Antes estamos perante músicas com boa voz, criativas, generosas e…. vistosas, com uma candura que é pensada mas que… resulta. A simpatia é uma constante e sucederam-se as juras de amor à nossa pátria e à nossa gente. Fica bem! "Move In Spectrums", não sendo um disco que vá alterar a posição das Au Revoir Simone no panorama da música, é uma aragem de ar fresco. David Lynch deve estar contente e nós, em Fevereiro, a cumprir-se a sua promessa, lá estaremos para as rever. E à sua beleza.

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Para terminar a noite estava prevista a actuação de Eleanor Friedberger, mais conhecida pela carreira nos The Fiery Furnaces, do que a solo. O seu segundo trabalho, "Personal Record", resulta num conjunto de canções que contam estórias pessoais, em melodias pop, rock & folk. Ontem aconteceu algo curioso comigo: ver a sua actuação fez-me ver este seu álbum de forma diferente. Em conversa com amigo de longa data, na véspera do concerto, dizia-lhe que me aborrecia o registo demasiado pop de Friedberger; que era tudo demasiado previsível. Mantenho, de uma forma geral. O que não esperava e mais facilmente constatei ontem, era sentir o poder da voz de Eleanor ou a qualidade dos elementos que a acompanham. Que vozeirão tem a senhora! E que grandes músicos estiveram em palco. Eleanor incluída. Várias vezes me lembrei de Maria MacKee dos Lone Justice (também ela americana e também ela apaixonada pela folk music e dona de um marcante timbre vocal). "I Don’t Want To Bother You" e "Heaven" são um bom exemplo do tipo de canções que Eleanor compõe: intimistas e facilmente lidas à luz da realidade de cada um de nós. Em "I'll never be happy again" e "I am your past" (a solo), a atmosfera da sala grande da Casa da Música ganhou um elan diferente. As canções afinal resultam e a redenção aconteceu. No regresso a casa, ouvi "Personal Record" de outra forma.

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