quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Música de 2009

Em jeito de registo para memória futura, aqui ficam as minhas preferências musicais deste ano que nos deixará daqui a poucas horas. A ordem apresentada não é a ordem de preferência. É a ordem que a memória ditou. No entanto, se tivesse de apontar um só trabalho, talvez a minha preferência fosse para Chris Garneau. Talvez...
Num ano de fraca safra musical, realço as duas presenças portuguesas (Legendary Tigerman e o surpreendente B Fachada); a constância de nomes como Jason Molina com o seu projecto Magnolia Electric Co., e os sempre excelentes Sonic Youth. Depois de os ter visto em Braga num concerto memorável, os Wilco deixam marca no ano de 2009 com um trabalho ao nível dos melhores que produziram na sua já longa carreira. Realce ainda para as nostálgicas sonoridades dos 80's, tão bem reinterpretadas e reinventadas por Julian Plenti. Is Skyscraper é um trabalho que, de forma injusta, passou ao lado de muita da crítica musical que se entreteve, no entretanto, a idolatrar flops (Grizzly Bear ou os enjoativos Dirty Projectors, são disso bom exemplo).
Por fim, saúdo o regresso em força do vinil. Neste capítulo merecem realce a feira de vinil da FNAC e a soberba mostra do plástico preto, intitulada Styill Vynil que teve lugar em finais de Outubro, no Hotel Park em Lisboa, que me permitiu comprar algumas coisas que me enchem a alma (particular destaque para Memphis Slim, USA; e Elvis is Back!, ambos em edição audiófila de 180g).
Eis então, a minha lista de preferências, relativamente ao ano de 2009:

.: "Is Skyscraper" - Julian Plenti

.: "Truelove's Gutter" - Richard Hawley

.: "Josephine" - Magnolia Electric Co.

.: "B Fachada" - B Fachada

.: "El Radio" - Chris Garneau

.: "The eternal" - Sonic Youth

.: "The Dark Night Of The Soul" - Danger Mouse and Sparklehorse (visuals by David Lynch)

.: "Wilco (the album)" - Wilco

.: "Femina" - The Legendary Tigerman